segunda-feira, 29 de março de 2010

CBGB & OMFUG



O CBGB é um clube localizado no bairro de Manhattan, em Nova Yorque. O nome completo é CBGB & OMFUG que significa: "Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers".

No começo do clube o público era realmente Country e Blues assim como as bandas que se apresentavam.

Em 1965 abriu o Max's Kansas City em Nova Iorque, o primeiro lugar de shows punks e onde Lou Reed e o Velvet Underground, New York Dolls e The Stooges do Iggy Pop se apresentavam.

Então em 1973, Hilly Kristal, proprietário do CBGB, abriu o lugar para o público Punk Rock, recebendo shows do Television e mais tarde da Patti Smith.

O lugar tornou-se muito conhecido como o berço do punk rock de 1977 e está marcado na historia de bandas e pessoas como Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbreakers, The Ramones, Blondie, Elvis Costello, The Dead Boys, The Misfits e todos personagens importantes para a música dos anos 70 e 80 nos Estados Unidos. Foi palco de muitas historias envolvendo não só bandas americanas, mas também britânicas, como o Sex Pistols, e brasileiras como Supla e Ratos de Porão.

Algumas das mais importantes e engraçadas historias do lugar acabaram aparecendo e muito no livro "Mate-Me por Favor" escrito por Larry "Legs" McNeil e Gilliam McCain, até por que o livro mostra depoimentos dos mesmos personagens do CBGB.

O CBGB esteve prestes a fechar por causa de uma dívida, causada pelo aumento na cobrança do aluguel devido a correção dos últimos 30 anos de US$ 40 mil/mês (US$ 19 mil pelo clube e quase isso pela galeria de artes anexa, fora as taxas). Bandas como Misfits, Exploited, Anti-Nowhere League, Gorilla Biscuits, Vandals, Dead Boys, Flipper, Peter and the Test Tube Babies, Sham 69, Adrenalin O.D. voltaram a tocar juntas para arrecadar dinheiro e pagar a divida do lugar que as lançou para o "sucesso".

Depois de muitos esforços, o proprietário Hilly Kristal conseguiu um acordo com a Bowery Residents Committee que manteve o CBGB aberto até 31 de Outubro de 2009. Atualmente o CBGB em manhattan é uma loja de roupas. RIP.


Nenhum comentário: